Categorias
Notícias

Escola SESI de Parintins tem retorno 100% presencial

De forma remota e com ensino a distância e híbrido desde março de 2020, a Escola SESI Padre Francisco Luppino, no município de Parintins, distante 369 km de Manaus, retorna às atividades 100% presenciais com protocolo de segurança e higienização rígidos contra a covid-19.  A escola aguardava decreto da Prefeitura Municipal para liberação do retorno às aulas presenciais com os 206 alunos do 1º ao 9º ano. Todos os professores e equipe técnica da unidade estão vacinados com as duas doses da vacina contra o Coronavírus.

A Escola SESI de Parintins voltou em maio ao ensino presencial com os alunos escalonados em dois dias da semana, divididos por grupos. O primeiro, nas segundas e quartas, e o segundo, nas terças e quintas. A sexta-feira ficava reservada para todos nas aulas via plataformas digitais, com encontros ao vivo pelo ambiente virtual de aprendizagem on-line Plurall, disponível no Portal SESI de Educação, e com a ferramenta Google Meet e Office 365.

“Estamos muito felizes por esse retorno dos alunos ao formato 100% presencial e voltamos em ritmo de acolhida festiva, porque devido ao tempo que estivemos no ensino a distância e depois no ensino híbrido, encerramos 2020 com pouco ou nenhum contato com os estudantes e, em 2021, não foi diferente, muitos alunos ainda nem se conheciam presencialmente, então fizemos o momento para acolhida e troca entre eles”, disse a gerente da Escola SESI Parintins, Geisiane Campos.

Com o projeto “Olimpíada das Cores”, elaborado pelo professor de Educação Física da Escola SESI Parintins, os alunos foram estimulados ao trabalho coletivo em equipe, além de explorar habilidades e aspectos sociais e motores, como o respeito, valorização do outro e espírito de competição amigável.

“As equipes são formadas por cores, em que as turmas interagem entre si e, em vez de defender sua turma na competição, eles defendem as cores da equipe a qual está representando”, explicou Campos, ao ressaltar que para o retorno das atividades com os alunos de forma segura, a Escola SESI Parintins reforçou a sensibilização e os cuidados no retorno às aulas presenciais. 

Ambientes como sala de aula e refeitórios estão demarcados para que haja o distanciamento necessário entre as cadeiras, uso constante de máscaras. Álcool em gel e higienização das mãos também fazem parte das mudanças, além da aferição da temperatura na entrada da escola.

Os alunos dão continuidade às atividades escolares presenciais, com o uso do material didático autoral das Escolas SESI em 2021. Os livros e a nova matriz curricular estão compostos de atividades em programas de computador (uso do Minecraft e de I.A), noções de programação por meio do kit de Robótica e com metodologias ativas, sendo preparados para um futuro cada vez mais tecnológico e voltado para a resolução de problemas.

“O contato direto com o aluno é muito importante, poder acompanhar e ver suas dificuldades, tirar as dúvidas e orientar quando necessário. A forma presencial nos possibilita esse olho no olho, os feedbacks instantâneos que favorecem a troca de informações e conhecimentos, muitas vezes a segurança do aluno no trabalho do professor é maior”, frisou a professora de Matemática da Escola SESI Parintins, Priscila Soares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *