Categorias
Notícias

Alunos da Escola SESI Parintins estão na Olimpíada Parintinense de Matemática

Cinquenta e quatro alunos da Escola SESI Padre Francisco Luppino, em Parintins, estão imersos no desafio das equações e operações matemáticas, raciocínio lógico, probabilidade, regra de três, porcentagem, exponenciação, radiciação e geometria. Trata-se da Olimpíada Parintinense de Matemática (OPM), nos dias 6 e 7, para alunos de escolas públicas e particulares do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, da zona urbana e rural do município.

A competição busca estimular e promover o estudo da matemática entre os alunos e identificar jovens talentos para incentivar seu ingresso nas áreas cientificas e tecnológicas. Na primeira fase, os alunos farão uma prova objetiva com 10 questões de forma on-line, que pode ser feita pelo celular ou computador (via formulário do Google), recebendo posteriormente sua pontuação.

O Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), promove a olimpíada por meio do curso de licenciatura em matemática. Os alunos e professores inscritos recebem uma lista de 20 questões de cada nível para simular as avaliações que envolvem assuntos de ensino fundamental e médio. Para os alunos participantes do 6º ao 9º ano do SESI, o preparo foi reforçado também em sala de aula, com uso do material didático autoral da Rede SESI de Educação.

“Eu falo aos alunos que a matemática é concreta, não adianta ensinar sem mostrar na prática, então a minha intenção é sempre explorar ao máximo o material didático autoral, justamente porque traz essa sequência ideal para o ensino, além de explorar temáticas atuais como a própria pandemia, com exemplos, como o contexto das vacinas para o Covid-19, produção de máscaras etc”, explicou a professora de Matemática da Escola SESI Parintins, Priscila Soares.

Na maior parte do período de preparação para a competição, os alunos estavam no ensino hibrido, ou seja, de segunda a quinta-feira, estudavam, presencialmente, na Escola SESI Padre Francisco Luppino e na sexta-feira os alunos tinham aulas remotas em casa pelo Google Meet. Por determinação do decreto municipal em Parintins, as aulas ainda não foram liberadas para ser 100% presencial.

“Estou fazendo um intensivo, associando o livro com a lista da UEA. Com isso estou preparando os alunos para as provas externas, além de incentivar essa participação nas competições da área, sejam elas municipais ou nacionais, como é o caso da Olimpíada Canguru, por exemplo. Essa integração é também uma forma de aproximar os alunos das universidades e secretarias de educação, desde os anos iniciais”, disse Soares.

Para a segunda fase da competição, apenas 5% dos alunos de cada nível com o melhor desempenho na primeira fase irão realizar a prova, que será discursiva e objetiva, de forma presencial, em setembro de 2022. Os alunos com as melhores pontuações serão premiados com medalhas e aparelhos de celular.

A Escola SESI Padre Francisco Luppino, localizada na Rodovia Odovaldo Ferreira Novo, s/n, Djard Vieira, em Parintins (AM), está com as matrículas do ano letivo de 2022 abertas para o Ensino Fundamental I e II (1º ao 9º ano). Os interessados podem entrar em contato pelo Whatsapp ou ligação nos números: (92) 98156-8689/ 98156-3988/ 99191-0922/ 99132-9553.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *