Categorias
Notícias

SESI participa da Olimpíada Nacional de Ciências com mais de 200 alunos

Astronomia, biologia, física, história e química fazem parte do conteúdo da prova online realizada nesta sexta-feira, 6, pelos 239 alunos da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa, inscritos na primeira fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). A competição é destinada a alunos do Ensino Médio e do 8º e 9º ano do Fundamental, de escolas de todo o Brasil, e busca estimular o interesse pelas áreas científica e tecnológica.

Em nova modalidade, desde o ano passado, cumprindo os protocolos de segurança por conta da pandemia, a ONC premia com medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa os estudantes com melhor desempenho em nível nacional, e pode ser realizada em qualquer lugar. Com o novo formato 100% online, os alunos fazem as provas de forma remota também, em casa.

“Os alunos (do SESI) todos os anos participam de competições como essa, tanto para despertar o interesse pelas áreas de estudo, mas principalmente para apresentá-los e aproximá-los das instituições envolvidas nas áreas de pesquisa e sociedades cientificas de ensino superior”, disse a professora do SESI, Ana Caroline Duarte.

A Olimpíada integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco sociedades científicas: Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ), Instituto Butantan,  Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de ser fruto de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) a essas sociedades.

Nessa primeira fase, os alunos respondem a 20 questões objetivas, envolvendo áreas como astronomia, biologia, física, história e química divididas em diferentes níveis do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. “Os alunos fazem a prova de forma remota, de casa, a partir de conteúdos já trabalhados com eles em sala de aula”, explicou a professora. A segunda e última fase, também de forma 100% online, será no próximo dia 3 de setembro, e a premiação final com os alunos que tiverem destaque no desempenho das provas será no dia 27 de outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *